A empresa Magazine Luiza a muito está inserida no contexto do público brasileiro. Com o slogan “Vem ser feliz!”, a empresa é uma das principais lojas de varejo no Brasil e é reconhecida por ser uma das melhores empresas para se trabalhar.
Um dos fatores que auxiliam para que a Magazine Luiza seja uma das melhores empresas brasileiras para se trabalhar é a gestão organizacional e comunicacional que a empresa consolida em seu interior. Incorporando o “Jeito Luiza de Ser”, o colaborador é convidado a conhecer todas as tomadas de decisões da empresa. Isso retrata a comunicação horizontal, em que todos os colaboradores sabem o que acontece na empresa e se desconhecem algo, sempre haverá algum outro colaborador disposto a ouvir e auxiliar. Isso sem contar, todas as ferramentas utilizadas, como intranet e a TV Luiza.
Contudo, nem sempre a comunicação horizontal funciona como deveria, o que faz com que em alguns momentos, departamentos não se comuniquem entre si. Desta forma, algumas medidas poderiam ser tomadas pelo alto comando, como a contratação de um profissional que pudesse realizar a intercomunicação entre todos os setores, como por exemplo, um jornalista.