Pular para o conteúdo principal

NOSSA HISTÓRIA


 Na década de 1950, em uma cidade do interior do estado de São Paulo, um casal de empreendedores, ele caixeiro-viajante e ela balconista de loja, iniciaram um projeto, que anos mais tarde viria a tornar-se uma das maiores empresas varejistas do Brasil: o Magazine Luiza.

Atualmente, contando com uma cadeia de mais de 1.000 lojas espalhadas pelo território nacional, a história do Magazine Luiza tem início em 16 de novembro de 1957, quando o Senhor Pelegrino José Donato e a Dona Luiza Trajano Donato, adquirem na cidade de Franca, uma pequena loja de presentes, outrora chamada de “A Cristaleira”. Em um concurso, idealizado pela Dona Luiza e transmitido pela rádio local, foi escolhido o novo nome da loja, passando a ser denominada como Magazine Luiza. A loja ganhou esse nome, dada a popularidade de sua proprietária, a Dona Luiza Trajano Donato.

A princípio, o Senhor Pelegrino e a Dona Luiza estavam a frente loja, atendendo aos clientes e cuidando de toda a operação logística que envolvia a loja. Com o passar do tempo, parentes do casal juntaram-se ao empreendimento, fator que permitiu a expansão do negócio.

No ano de 1974, foi inaugurada ainda na cidade de Franca a primeira grande loja de departamentos da rede e em, 1976, o Magazine Luiza adquiriu o as Lojas Mercantil, possibilitando a expansão da marca para outras cidades da região. Já em meados da década de 1980, o Magazine Luiza expandiu para fora do estado de São Paulo, consolidando lojas na região do Triangulo Mineiro, no estado de Minas Gerais.

A loja que apresentou seu início, praticamente, apenas com seus proprietários e idealizadores, conta atualmente com um quadro funcional de 26.395 colaboradores.

Não apenas o quadro funcional do Magazine Luiza aumentou expressivamente, como a sua forma de atender ao seu cliente também. Hoje, o Magazine Luiza conta com 1.000 lojas físicas convencionais, o televendas e o marketplace, uma plataforma que consiste na venda de produtos de parceiros. O Magazine Luiza possui ainda o Consórcio Luiza, criado em 1992, para ajudar ao cliente brasileiro ter acesso a compra dos seus desejos, o joint-venture com o Banco Itaú, criando o LuizaCred, possui também a parceria em partes iguais do Magazine Luiza com a BNP Paribas Cardiff, resultando no LuizaSeg, uma das líderes de garantias estendidas do Brasil.

Além dessas outras frentes, faz parte, também, do grupo Magazine Luiza a Época Cosméticos, Netshoes e Zattini. É possível realizar compras nestas empresas a partir do app da Magalu.

Todo êxito do Magazine Luiza deve-se muito aos esforços de seus idealizadores e da sobrinha deles Luiza Helena Trajano, hoje presidente do Conselho Administrativo, mas que por muitos anos esteve à frente das operações da empresa e realizando muitas transformações. Atualmente o CEO do Magazine Luiza é Frederico Trajano, filho da Luiza Helena Trajano e foi ele o responsável por implementar a fase digital da empresa.


Contudo, mais do que os esforços e transformações, o sucesso do Magazine Luiza advém da visão, missão e valores, que compreendem respectivamente:

 1. Ser um grupo inovador, que oferece uma linha diversificada de produtos para a família brasileira. Oferecer atendimento diferenciado ao cliente, bem como preços competitivos.

2. Busca pelo bem estar comum, proporcionando o acesso de produtos para muitos. “Prover o acesso para muitos ao que atualmente é privilégio de poucos.”

3.Gente que Gosta de Gente: Trabalhamos de forma colaborativa, com transparência, humildade e respeito. Temos energia positiva e comemoramos resultados.Mão na Massa: Fazemos acontecer e trabalhamos duro, sem medo de errar.Simplicidade e Inovação: Estamos em constante aprendizado, sempre exercendo autonomia com responsabilidade.Cliente em 1º Lugar: Colocamos o cliente no centro das decisões e temos paixão por servir.Atitude de Dono: Fazemos mais com menos e pensamos na empresa como um todo.